Entre os dias 08 e 10 de novembro estiveram reunidos médicos veterinários de todo o país, representando as Comissões de Saúde Pública, ligadas aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV) de seus estados, para debater temas pertinentes à Saúde Pública e zoonoses e elaborar propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Na programação, o município de Palmeira dos Índios foi convidado para apresentar as ações desenvolvidas pelo Programa Pet Amigo nas aldeias indígenas. Palmeira é o primeiro município do país a desenvolver este tipo de ação como política pública, por meio de ações integradas de Saúde Única entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica.
O médico veterinário e coordenador do Pet Amigo Paulo Wianês fala dos trabalhos desenvolvidos nas aldeias e os resultados positivos que a adoção de políticas públicas tem promovido. “A ação de Saúde Única que estamos desenvolvendo nestas aldeias é modelo para todo o país e foi muito discutido entre os colegas médicos veterinários e representantes do Ministério da Saúde, pois servirá de base para que outras regiões do Brasil adotem esta prática e levem Saúde Humana, Saúde Animal e Ambiental para estas aldeias, que são marcadas por um forte ecossistema com os mais diversos tipos de zoonoses. Na condição de presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV/AL, vi o quanto Palmeira dos Índios está bem avançada nas ações de controle de zoonoses e populacional de cães e gatos através da castração e que isso se dá através da dedicação de toda uma equipe de excelentes técnicos e gestores que nos dão as condições para que estas ferramentas sejam desenvolvidas”, explica Wianês.