O Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta quarta-feira (10), a abertura de dois editais para contratação temporária de 166 pessoas para trabalhar em pesquisas no estado. A seleção ocorrerá por meio de prova e as inscrições se iniciam nesta quinta-feira (11), no site do Cebraspe, que realizará o processo.
Das vagas, 150 são para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e 16 para Supervisor de Coleta e Qualidade. Os contratos terão duração de até um ano, podendo ser prorrogados por até três. Ambas as vagas são para nível médio e incluem 40 horas de trabalho semanais, sendo oito diárias. A remuneração é a partir dos R$ 1.387,50.
O contratado será avaliado mensalmente nos primeiros três meses e nos últimos três meses de contrato. Nos meses intermediários, as avaliações poderão ocorrer mensalmente ou a cada 90 dias. Quem tiver sido contratado de forma temporária pelo governo federal nos últimos 24 meses, não pode exercer nova função.
Agente de Pesquisas e Mapeamento
Há 150 vagas disponíveis para esta função em Alagoas, distribuídas em 10 municípios, com um percentual de 20% reservado para pessoas pretas ou pardas e de 5% para pessoas com deficiência. As vagas são para Arapiraca (14), Delmiro Gouveia (10), Maceió (56), Palmeira dos Índios (10), Penedo (10), Porto Calvo (9), Santana do Ipanema (10), São Miguel dos Campos (12), União dos Palmares (10) e Viçosa (9).
As inscrições, que vão até o dia 26 de março, têm taxa no valor de R$ 33,98. O candidato poderá optar pelo município em que deseja concorrer à vaga e também aquele onde realizará a prova, dentre as opções disponíveis.
O candidato precisa ter ensino médio completo, mas nenhuma experiência profissional é exigida. Entre as atribuições do Agente de Pesquisas e Mapeamento estão a visitação a domicílios e estabelecimentos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados visando à realização de pesquisas de natureza estatística. Ele irá agendar e realizar entrevistas presenciais ou por telefone, registrando os dados em questionários, entre outras atividades.
A prova objetiva será realizada no dia 2 de maio, nos municípios em que há vagas, das 13h às 17h. As questões abrangerão conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia.
Supervisor de Coleta e Qualidade
A função de Supervisor de Coleta e Qualidade tem remuneração de R$ 3.100,00. Para esta, estão sendo oferecidas 16 vagas distribuídas em seis municípios alagoanos, também com um percentual de 20% reservado para pessoas pretas ou pardas e de 5% para pessoas com deficiência. As vagas estão distribuídas em Delmiro Gouveia (01), Maceió (11), Penedo (01), Santana do Ipanema (01), São Miguel dos Campos (01) e União dos Palmares (01).
As inscrições vão até o dia 26 de março e têm taxa no valor de R$ 30,27. Aqui também o candidato poderá optar pelo município em que deseja concorrer à vaga e também aquele onde realizará a prova, dentre as opes disponíveis.
O nível de escolaridade exigido para a função é o ensino médio completo. Entre as atribuições do Supervisor de Coleta e Qualidade estão a organização, o planejamento e execução de atividades previstas para as pesquisas e levantamentos, além do gerenciamento, acompanhamento e controle dos trabalhos desenvolvidos nas agências de coleta, bem como participar de treinamentos, e/ou ministrá-los, que tenham por objetivo a capacitação para o desenvolvimento das pesquisas estatísticas.
A prova objetiva será realizada nos municípios onde há vagas, no dia 2 de maio, das 13h às 17h. Os conteúdos cobrados nas questões serão de Língua Portuguesa, de Matemática e Raciocínio Lógico, de Ética no Serviço Público, de Noções de Informática, de Noções de Administração e Situações Gerenciais e de Geografia.