A temporada de cruzeiros 2021/2022 começou na quarta-feira (8) em Alagoas com a escala do navio MSC Seaside, que atracou no Porto de Maceió com 3500 passageiros a bordo. Com a conclusão das obras do terminal de passageiros do Porto da capital alagoana, este foi o primeiro teste de embarque e desembarque de passageiros, com o navio da companhia MSC, que atracou vindo de Recife com destino a Salvador.
No total, 23 navios estão confirmados para fazer escala no Porto de Maceió, um número 155,5% maior do que o da última temporada, quando nove navios atracaram no estado. A expectativa é da passagem de cerca de 120 mil cruzeiristas pela capital alagoana até o final da temporada de navios, em abril de 2022.
“Hoje é um dia histórico para Alagoas, iniciamos a maior temporada de cruzeiros, uma vez que bateremos na temporada 2021/2022 o recorde de recepção de navios, com 23 embarcações atracando no Porto de Maceió até o final da temporada. O Nordeste hoje é o principal destino doméstico dos cruzeiros no Brasil e Alagoas está, de uma vez por todas, inserida neste cenário, trazendo visitantes e gerando receita, fortalecendo o segmento do turismo e, consequentemente, a economia de Alagoas”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.
Recepção – Os turistas dos navios cruzeiros que desembarcam em Maceió estão sendo recepcionados no terminal portuário com apresentações culturais e com uma feirinha onde estão sendo comercializados diversos artigos do artesanato alagoano; peças e adereços de artesão vinculados ao programa Alagoas feita à mão.
O setor – De acordo com estudo da Cruise Lines International (CLIA), o setor de cruzeiros marítimos gerou cerca de US$ 154,5 bilhões de receita em 2019, empregando 1,17 milhão de pessoas no mundo. No Brasil, na temporada 2019/2020, 470 mil cruzeiristas foram embarcados, gerando um impacto econômico médio por cruzeirista nas cidades-escala de R$ 557,32.
Retomada Segura
Com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
No total, nove municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro e Roteiro.
O estado também registra cerca de 1.887 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.
Quanto à temporada de cruzeiros, Alagoas está recebendo apenas navios que fazem rotas nacionais. Além disso, tanto os turistas quanto os tripulantes e profissionais que atuam no terminal portuário tiveram que apresentar teste PCR negativo ou carteira de vacinação com as duas doses da vacina contra a Covid-19.