O Prefeito de Cacimbinhas e presidente da AMA, Hugo Wanderley, anunciou em suas redes sociais a implatação de uma unidade do Centro Integrado de Segurança Pública – CISP em Cacimbinhas.
Anúncio aconteceu após reunião com o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, na última sexta-feira (05) em Maceió. Encontro também teve a participação de prefeitos de outros municípios contemplados.
O encontro teve como objetivo estreitar a parceria com os municípios a fim de viabilizar a construção de mais Centros Integrados, e desta forma, estruturar a Segurança Pública no interior do estado e aumentar as ações de enfrentamento à violência em Alagoas.
“Estou muito feliz em poder anunciar isso para todos vocês. Em breve contaremos com mais essa estrutura, fruto de parceria com o Governo de Alagoas para melhorar ainda mais a segurança pública do nosso Estado”, destacou Hugo.
Os prefeitos e representantes dos municípios também tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o CISP e ver dados estatísticos que comprovam a importância do equipamento nas cidades onde ele é implantado. Os CISPs são parte fundamental das ações realizadas pela SSP e que tem garantido a redução da violência em Alagoas.
O secretário Alfredo Gaspar destacou que, neste momento, o Executivo Estadual precisa que as prefeituras realizem as tratativas para viabilizar a construção dos novos prédios. “A Segurança Pública precisa do apoio dos senhores para garantir a continuidade das políticas de integração policial e de interiorização das estratégias de segurança, o que sem dúvidas irá melhorar a sensação de segurança em seus municípios”, disse aos prefeitos.
De acordo com dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da SSP, os municípios que já implantaram os Centros Integrados conseguiram diminuir os índices de homicídios e também de crimes contra o patrimônio.
“Onde o CISP chegou, tivemos um resultado muito bom, não apenas em redução de homicídios, mas principalmente em crimes patrimoniais, que incomodam muito a população. Os municípios foram escolhidos de forma estratégica, pois serão fundamentais para garantir incremento policial em regiões de divisas com outros estados, que são rotas importantes no estado ou que possuem algum indicador criminal que necessita ser controlado”, afirmou o secretário Alfredo Gaspar.
Da redação com assessoria