O governo de Alagoas informou, na noite desta quarta-feira (17), que autorizou transporte intermunicipal a trabalhar na fase vermelha com 30% da capacidade. Durante o anúncio das novas medidas de restrição no combate a pandemia, o governador Renan Filho (MDB) havia comunicado que esse tipo de transporte estaria suspenso.
O decreto que determinou o retorno de todos os municípios à fase vermelha a partir desta sexta-feira (19) foi publicado nesta quarta, mas não traz nenhuma informação sobre o transporte intermunicipal.
De acordo com a assessoria de comunicação, a nova decisão foi tomada após um acordo com uma comissão dos transportadores, que foi recebida por representantes do governo do estado nesta quarta.
A nova determinação ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com a assessoria, isso deve ser feito até esta quinta-feira (18).
O anúncio da proibição havia gerado preocupação entre os trabalhadores. Segundo o sindicato da categoria, se isso acontecesse, mais de 3 mil pessoas, entre motoristas e cobradores, seriam prejudicadas diretamente.
“Houve um primeiro decreto que limitou o nosso trabalho, e agora vem a informação de que foi proibido. É uma preocupação nossa em atender os usuários que precisam do transporte e é um serviço essencial”, disse Maércio Ferreira, presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Alagoas.
Além do apelo da categoria, uma lei aprovada em junho do ao passado proíbe a paralisação total do transporte intermunicipal mesmo durante a pandemia.
Fonte: G1 AL